quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Paulo Freire

Comprei um livrinho do Paulo Freire ontem e achei muito linda a contracapa:

"Foram as suas idéias, professor, que permitiram a Lula, o metalúrgico, chegar ao governo. Isso nunca acontecera antes na história do Brasil e, quiçá, na do mundo, exceto pela via revolucionária. (...) A sua pedagogia, professor, permitiu que os pobres se tornassem sujeitos políticos. (...) Graças às suas obras, professor, descobriu-se que pobres têm uma pedagogia própria. Eles não reproduzem discursos abstratos, mas plásticos, ricos em metáforas. Não moldam conceitos, contam os fatos. Foi o senhor que nos fez entender que ninguém é mais culto do que o outro por ter freqüentado a universidade ou apreciar as pinturas de Van Gogh e a música de Bach. O que existe são culturas paralelas, distintas e socialmente complementares. (...) O pobre sabe, mas nem sempre sabe que sabe. E quando aprende é capaz de expressões como esta que ouvi da boca de um senhor, alfabetizado aos 68 anos: 'Agora sei quanta coisa não sei'. (...) O senhor fez os pobres conquistarem auto-estima. Graças ao seu método de alfabetização, eles aprenderam que 'Ivo viu a uva' e que a uva que Ivo viu e não comprou é cara porque o país não dispõe de política agrícola adequada e nem permite que todos tenham acesso à alimentação básica. (...) Ao longo das últimas quatro décadas, seus 'alunos' foram emergindo da esfera da ingenuidade para a esfera da crítica; da passividade à militância; da dor à esperança; da resignação à utopia. Convencidos pelo senhor de que são capazes, eles foram progressivamente ocupando espaços na vida política brasileira, como militantes das CEBS, do PT, do MST e de tantos outros movimentos. Por este novo Brasil, muito obrigado professor Paulo Freire"

Frei Betto

Trecho retirado da contra-capa do livro Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa; de Paulo Freire; 40ª

5 comentários:

Kochan disse...

Você também é bem eclética nas leituras, né, Flô.
Pelo título, a Chise deveria se interessar. Já eu não tenho tanta afinidade com assuntos assim.

Ariel Shem Tov disse...

OI, Kodi! Vc tá melhorzinho?

Na verdade, eu sou professora, lembra? Daí o interesse por pedagogia e talz.

Acho que a Chise deve conhecer esse livro também!

bjs!

The Ultimate Nerd disse...

Professora??

Ah, me lembro de ter te ajudado até a montar uma apostila, contribuindo com fotos (horríveis, diga-se...) de diversos plugs... mas... era aula de tecnologias de áudio, não? :)

Ariel Shem Tov disse...

Caraca, Bruno! Nem me lembrava desse episódio jurássico! Foi uma das minhas melhores apostilas: Cabos e Conexões de Áudio.

:D

Kochan disse...

Eu já tô bem fisicamente e ando malhando de leve pra recuperar o "condicionamento" - se é que já tive algum dia. Só ando meio pra baixo, mas é normal.