sábado, 13 de março de 2010

Meu professor da FGV

Olha só o último post de uma aula do meu professor de Administração do Meio Ambiente:

"O consumo de carne resulta num desastre para o meio ambiente que ainda dará trabalho às gerações futuras.

A indústria de carne é uma das maiores responsáveis pela poluição da água. Somente os animais criados para o consumo humano, produzem uma quantidade de excrementos 130 vezes maior do que a de toda a população mundial: 39.000kg por segundo. Uma criação de porcos média produz tantos excrementos quanto uma cidade com 12.000 habitantes.

Terra

Cerca de 80% das áreas cultiváveis são usadas para a criação de animais. Em um hectare de terra podem ser plantados 22.500kg de batatas, mas, na mesma área, só podem ser produzidos 185kg de carne bovina.

Água

A pecuária é uma das maiores consumidoras de água. São necessários de 20.000 a 30.000 litros de água para produzir 1kg de carne, mas apenas 150 litros de água para 1kg de trigo. A produção de um único hambúrguer consome uma quantidade de água suficiente para 17 banhos de chuveiro.

Desmatamento

A criação de animais de corte é responsável por 90% do desmatamento de florestas tropicais. Para cada hambúrguer "Big Mac" de carne bovina são necessários 50m2 de floresta.

Energia

Nos Estados Unidos, mais de um terço de todas as matérias primas e dos combustíveis fósseis são usados na criação de animais para consumo humano. A produção de um único hambúrguer consome a mesma quantidade de combustível fóssil que um carro popular pequeno em um percurso de 32km.


Comer menos proteína animal também é bom para a saúde

Probabilidade de morrer de enfarte:

Para quem come carne: 50%
Para vegetarianos: 15%

Probabilidade de morrer de câncer

Para quem come carne: 24%
Para vegetarianos: 8%

Percentagem de DDT no leite materno

Da mãe que come carne: 97%
Da mãe vegetariana: 8%

(Fonte: Adaptado de Natürlich Vegetarisch e EarthSave Magazine Primavera 2000)"


Vcs acham que eu tô gostando do curso? :D

6 comentários:

Beta disse...

Muito bom, Floris!

Nautilus disse...

A exploração industrial do consumo de carne no modelo atual é inaceitável.
Bye,
Alex
http://twitter.com/alexnautilus

Ariel Shem Tov disse...

Muito bom mesmo, Beta! :)

Alex, a exploração industrial das plantas também está gerando aberrações, a começar, pela nossa intoxicação com os agrotóxicos.

Felizmente, aqui em Sampa, está bem prático adquirir produtos orgânicos. É mais caro, mas quanto mais gente consumir, mais oferta haverá.

Vamos fazer a nossa parte! :)

. disse...

Bom esse texto! Eu sou ovolactovegetariana há 20 anos, cresci assim. Pra desespero dos meus pais que na época da minha infância achavam que eu iria ficar doente por me recusar a comer carne. hehe... Cresci saudável e sem nenhuma carne.

Ariel Shem Tov disse...

:)

Tá a maior discussão lá na sala de aula virtual da FGV. Inventaram uma "vacina" que faz o gado peidar menos e aí nego fica super aliviado achando que vai poder continuar comendo churrasco em paz.

Daí o professor colocou esse post dizendo que não é só o peido de vaca o problema. hahahaha! Muito divertido!

Eu parei de comer carne entre 1988 e 1989. Nunca tive anemia, nem deficiência de B12. Mas confesso, que durante um bom tempo, era muito difícil conseguir ter uma alimentação balanceada vegetariana. Ainda hoje, em alguns lugares do Brasil (e do mundo, como em Berlin) eu acabo tendo que comer peixe.

Mas quando eu tô aqui em Sampa, graças a D-us, dá para ser até vegana durante algum tempo!! As coisas evoluíram muito dos anos 80 pra cá.

Ocho disse...

Além da carne fazer mal pra saúde, ainda agride de forma mostruosa a natureza. Eu tento não comer carne por questao de saude e agora tbm por questao ambiental.

A agua da Terra sempre vai ter, pois vale a lei de Lavoisier: Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. O problema é a água POTAVEL, que está realmente diminuindo de forma catastrofica a ponto de que a humanidade, no futuro, terá sérios problemas com a falta dela.